São Paulo — O Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, tem pelo menos 27 partidas e chegadas de voos canceladas até o início da tarde desta sexta-feira (29/11). As dificuldades de embarque repetem a situação do fim da tarde desta quinta (28/11), quando foram registrados 34 cancelamentos entre partidas e chegadas no terminal após um temporal que atingiu a capital.
A capital tem poucas nuvens e tempo abafado na manhã desta sexta . Imagens do radar meteorológico do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura não indicam áreas de instabilidade sobre a cidade, apenas chuviscos isolados. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria e o sol pode aparecer entre nuvens. A partir do meio da tarde as instabilidades ganham força e há condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com elevado potencial para formação de alagamentos.
De acordo com o site da concessionária Aena, os voos cancelados nesta sexta são das companhias Gol e Latam para as cidades do Rio de Janeiro, Uberlândia (MG), Vitória (ES), Florianópolis (SC) e Foz do Iguaçu (PR). Outros 17 voos que chegariam ao aeroporto foram cancelados.
Nas redes sociais, as reclamações sobre dificuldades para embarcar começaram a ser registradas ainda nas primeiras horas da manhã. “Tô aqui em Congonhas. Voo cancelado já em Sao Paulo, ja tô há 3h na fila esperando uma solução da Latam”, reclamou um passageiro no X.
Outra usuária da rede social escreveu, por volta das 6h: “Voos cancelados em Congonhas, o verdadeiro caos , e nada resolve ! Bom dia pra quem, né”.
A reportagem perguntou à Aena sobre a causa dos cancelamentos nesta sexta e não obteve resposta. As comnpanhias aéreas Gol e Latam também foram procuradas.
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, há apenas um cancelamento, de um voo da Latam que iria para Cuiabá (MT) às 9h45.