O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu os parabéns ao presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, pela sua vitória neste domingo (24/11). Lula também cumprimentou o ex-presidente uruguaio Pepe Mijuca, que apoiou Orsi e a quem o petista chamou de “amigo”.
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a frente ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, disse Lula na rede social X.
O presidente disse que Brasil e Uruguai vão seguir trabalhando juntos pelo Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento.
“Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, completou o chefe do Executivo.
O candidato da coalizão de esquerda venceu depois de disputar o segundo turno das eleições com o candidato do Partido Nacional, Alvaro Delgado, apoiado pelo atual presidente, Luis Alberto Lacalle Poum.
O presidente eleito ganhou destaque no pleito após o forte apoio de Mujica. No primeiro turno das eleições, Mujica subiu ao placo, mesmo com a saúde fragilizada, para defender seu candidato.