À medida que o bitcoin (BTC) se aproxima de US$ 100 mil, a corretora de criptomoedas (exchange) CBOE Global Markets se prepara para lançar novas opções referenciadas no preço à vista do criptoativo e que serão liquidadas em dinheiro.
Segundo comunicado emitido na sexta-feira (22), o lançamento do novo derivativo está marcado para 2 de dezembro, e promete ser uma nova maneira de os investidores se exporem à cotação à vista do bitcoin, para além da compra direta do criptoativo ou do investimento nos ETFs (fundos de índice) de bitcoin spot, lançados em 2024.
O anúncio da CBOE ocorreu dias depois de a Options Clearing Corporation (OCC) dar o sinal verde para a negociação de opções de ETF, cuja liberação pela Securities and Exchange Comission (SEC), a CVM americana, já havia sido dada no mês passado.
Na última terça-feira (19), a gestora BlackRock foi a primeira a lançar, na Nasdaq, opções do seu próprio ETF de bitcoin spot, o iShares Bitcoin Trust, o que movimentou o mercado e contribuiu para novas altas no preço do criptoativo.
- LEIA TAMBÉM: Empiricus indica criptomoeda que acumula alta de 460% em um mês; confira
Como vão funcionar as opções da CBOE Global Markets atreladas ao bitcoin
As opções da CBOE Global Markets serão opções de índice, isto é, serão referenciadas em um índice de mercado, e não em um único ativo – no caso, o índice será o Cboe Bitcoin U.S. ETF Index (CBTX), indicador que acompanha o desempenho dos ETFs de bitcoin spot (à vista) listados nos Estados Unidos.
Como esses ETFs adquirem bitcoins, eles acompanham o preço à vista da criptomoeda, o que leva o índice da CBOE, consequentemente, a seguir o desempenho do criptoativo também.
As opções são instrumentos que dão ao seu comprador o direito de comprar ou vender, numa data futura, o ativo no qual elas são referenciadas, permitindo ao investidor apostar tanto na alta quanto na queda do ativo de referência.
As opções de índice da CBOE serão liquidadas em dinheiro, o que significa que as posições serão fechadas em dinheiro no vencimento, e não em ETFs ou bitcoins.
Além da liquidação em dinheiro, essas opções de índice oferecerão exercício no estilo europeu, o que significa que serão exercíveis apenas na data de vencimento, eliminando os riscos de cessão antecipada.
De acordo com comunicado divulgado pela CBOE Global Markets, as opções do índice Cboe Bitcoin U.S. ETF permitirão que os participantes do mercado ganhem exposição a ETFs de bitcoin à vista – e indiretamente ao próprio bitcoin – permitindo-lhes capitalizar sobre movimentos de preços, gerenciar riscos e expressar suas opiniões de mercado.
“Nosso novo conjunto de opções no índice Cboe Bitcoin U.S. ETF oferece uma solução oportuna e atraente para os investidores obterem exposição eficiente ao bitcoin à vista”, disse Rob Hocking, chefe global de inovação de produtos da CBOE.
“Esperamos que os benefícios exclusivos da liquidação em dinheiro, combinados com a disponibilidade de vários tamanhos de índices e opções FLEX, proporcionem aos clientes mais flexibilidade em suas estratégias de negociação. Nossas opções de índices oferecem uma proposta de valor única que acreditamos que atrairá tanto os participantes institucionais e investidores de varejo, que buscam capitalizar ou se proteger contra os movimentos de preços do bitcoin sem deter diretamente o ativo”, concluiu.
*Com Estadão Conteúdo e Binance.
The post Exchange CBOE lança opções de índice que permitem apostar no preço à vista do bitcoin (BTC), com liquidação em dinheiro appeared first on Seu Dinheiro.