A indústria da moda tem um 2025 tumultuado pela frente. Em um cenário econômico cheio de incertezas e consumidores mais sensíveis aos preços, com padrões de compra em plena transformação, o mercado verá uma mudança significativa nos drivers de crescimento. Quem aponta essa tendência é o relatório mais recente do Business of Fashion (BoF) com a consultoria McKinsey: o The State of Fashion 2025.
Segundo o estudo, 2025 será um ano de “acerto de contas” para o mercado de moda. E quem vai continuar nas passarelas serão aquelas marcas que conseguirem se adaptar rapidamente para atender às novas demandas dos clientes e sobreviver em um ambiente de negócios cada vez mais caótico.
Mais do que isso, as marcas vão precisar provar que têm valor para conquistar a carteira dos consumidores, que estão cada vez mais seletivos, após um período de alta inflacionária.
Nesse contexto, o boom de cópias mais baratas de produtos célebres (chamadas “dupes”) também acrescenta um desafio para as empresas fashion.
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Vale lembrar que 2024 já tem sido um ano “atípico”. Com exceção do período da pandemia, esta é a primeira vez desde 2010 que o segmento de luxo vai crescer menos do que o não luxo.
A crise econômica da China é uma das principais “culpadas” por essa desaceleração, como o Seu Dinheiro explicou nesta matéria aqui.
Na análise do BoF + McKinsey, isso também levará a uma mudança na estratégia das marcas, que devem explorar outros mercados asiáticos, com destaque para Japão, Coreia do Sul e Índia.
Para o ano que vem, as expectativas dos executivos não são muito melhores: apenas 20% esperam ver uma melhora do “humor” dos consumidores; ao passo que 39% preveem uma piora nas condições da indústria.
“Ainda há crescimento a ser encontrado, mas aproveitá-lo exigirá navegar por um labirinto de desafios”, diz o estudo. Para o ano que vem, o estudo prevê um crescimento na casa de um dígito baixo para o setor fashion.
Líderes do mercado de moda sabem que vão precisar inovar para continuar relevantes
O que fica de lição do estudo feito pelo BoF e pela McKinsey é que o mercado de moda precisa de renovação.
Nas palavras do relatório, o antigo “manual de negócios” se tornou obsoleto e a indústria vai precisar de uma nova fórmula para se diferenciar e crescer.
“Líderes que agirem rapidamente para identificar oportunidades, sejam elas geográficas, demográficas ou tecnológicas, estarão prontos para o sucesso, mas somente se forem capazes de evoluir”, diz.
Os executivos da indústria consultados pelo The State of Fashion parecem já ter consciência dessa “condição” e elencaram a diferenciação como prioridade para a continuidade dos negócios – seja através de novos designs, experiências do cliente ou novos nichos de mercado.
Quanto às preocupações, os players citaram o sentimento dos consumidores como o ponto mais crítico: sete entre cada 10 entrevistados têm medo que os clientes tenham um padrão de consumo “morno” em 2025.
Para fins de comparação, em 2023, o “terror” era a inflação; neste ano, foi a instabilidade geopolítica.
O que os consumidores de moda realmente querem para 2025?
Por mais paradoxal que pareça, o público quer menos opções na hora de comprar. Ou melhor dizendo: ele quer melhor direcionamento na hora da busca.
- De acordo com a pesquisa, 74% dos consumidores desistem de comprar on-line por causa do volume de escolhas disponíveis. Além disso, 80% relataram que a insatisfação com a busca é uma barreira para a compra.
Diante desse cenário, as marcas já estão olhando para soluções de curadoria com inteligência artificial para inaugurar uma nova era de descoberta de produtos.
Ainda sobre a experiência de compra, as lojas físicas também precisam se adaptar ao novo cenário da indústria, já que, segundo o The State of Fashion, “diferenciar a experiência na loja física é fundamental para reacender a demanda por compras presenciais.”
A fim de atingir esse objetivo, os vendedores, que são fundamentais para criar uma conexão com o cliente, devem receber mais treinamentos e capacitações. O resultado pode influenciar diretamente nas finanças, já que 75% dos clientes assumiram estar propensos a gastar mais, caso tenham recebido um atendimento de alto nível.
Esta métrica torna-se ainda mais relevante em um contexto no qual os consumidores têm sido cada vez mais conquistados por outlets, peças promocionais e cópias mais baratas, como mostram os dados:
- Mais de 70% dos respondentes disseram que planejam comprar em outlets nos próximos 12 meses, mesmo se tiverem mais dinheiro para gastar;
- Quase um em cada três adultos nos Estados Unidos diz ter comprado intencionalmente uma imitação de um produto premium ou de luxo – um “dupe”.
O poder dos ‘Consumidores Prata’
Um dos pontos-chave do estudo mostra a relevância dos chamados “Consumidores Prata”: adultos acima de 50 anos, que podem “ditar” o crescimento do mercado nos próximos anos, devido ao poder aquisitivo elevado e pelos hábitos de compra.
Segundo estimativas, eles serão responsáveis pelo crescimento de 48% do consumo global em 2025.
Para as marcas, que costumam focar nos consumidores mais jovens, é importante dividir as atenções para atender a este público.
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