Em sintonia com o crescimento do turismo na capital federal, os hotéis Ramada by Wyndham Brasília Alvorada e Tryp by Wyndham Brasília Nações – ambos operados pela rede Hotelaria Brasil – se destacam como pioneiros no Distrito Federal ao implementarem um programa de capacitação para os colaboradores com foco em inovação, compliance e uso prático de inteligência artificial.
O investimento faz parte de uma estratégia ampla da rede, que reconhece a importância da formação contínua das equipes para garantir excelência no atendimento e modernização de processos.
Afinal, de acordo com números da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Brasília recebeu mais de 700 mil turistas brasileiros e 68 mil visitantes estrangeiros no último ano.
Por isso, o cenário favorável reforça a necessidade de um serviço cada vez mais qualificado e alinhado às novas demandas do setor.
“Brasília está se posicionando como um destino cada vez mais atrativo, e nosso papel é contribuir com essa transformação, oferecendo uma experiência de hospedagem que reflita o potencial turístico da cidade.”
Segundo de Almeida, gerente-geral dos hotéis Ramada by Wyndham Brasília Alvorada e Tryp by Wyndham Brasília Nações
Capacitação técnica e humanizada
Coordenado pela Gerência de Recursos Humanos da rede, o programa de desenvolvimento contempla desde módulos de integração e hospitalidade até fundamentos de excelência no atendimento.
Um dos focos é reforçar a eficiência sem perder o calor humano, diferencial essencial da hospitalidade.
A capacitação contínua da equipe, segundo a administração, tem mostrado impactos diretos tanto na performance quanto na satisfação dos clientes.
Além das práticas operacionais, os treinamentos contemplam conteúdos voltados ao compliance, com foco em ética, integridade e conformidade com padrões internacionais de governança corporativa.
Para isso, a rede convidou os especialistas Sílvia e Valdeli, da Hotelaria Brasil, referência na formação de profissionais do setor.
IA na prática
Um dos grandes diferenciais dessa fase de qualificação é a aposta em tecnologia. As unidades de Brasília serão as primeiras do portfólio da rede a receber um treinamento aprofundado em inteligência artificial, conduzido por Ariane Reiser, palestrante e autora do livro IA, para que serve? Um guia de inteligência artificial para curiosos com casos práticos.
Durante o treinamento, a especialista demonstrará formas práticas de aplicar a IA no dia a dia da operação hoteleira, como no controle de reservas, atendimento automatizado ao cliente, análise de feedbacks, gestão de housekeeping e tomada de decisões estratégicas com base em dados.
A proposta é utilizar a tecnologia de forma inteligente, para tornar os processos mais assertivos e liberar os colaboradores para se dedicarem ao que realmente importa: o contato humano com o hóspede.
Intercâmbio de excelência no Wyndham Gramado
Como parte da iniciativa de valorização da liderança e troca de experiências, duas colaboradoras, Luciana e Lays, foram selecionadas para participar de uma imersão no hotel Wyndham Gramado (RS) – propriedade da mesma rede e considerado o terceiro melhor do mundo pela Wyndham Hotels.
O intercâmbio tem como objetivo trazer inspiração, repertório e práticas inovadoras de excelência em hospitalidade para as unidades do DF. A expectativa é de que essa vivência contribua diretamente para a evolução do atendimento em Brasília.
1 de 4
Os hotéis Ramada by Wyndham Brasília Alvorada e Tryp by Wyndham Brasília Nações se destacam como pioneiros no Distrito Federal ao implementarem um programa de capacitação para os colaboradores
2 de 4
O investimento faz parte de uma estratégia ampla da rede
Divulgação3 de 4
A capacitação contínua da equipe, segundo a administração, tem mostrado impactos diretos tanto na performance quanto na satisfação dos clientes
Divulgação4 de 4
Além das práticas operacionais, os treinamentos contemplam conteúdos voltados ao compliance
Divulgação
Tryp e Ramada
Com a elevação nos índices de ocupação e um aumento perceptível no nível de satisfação dos hóspedes, os investimentos nos hotéis Tryp e Ramada reafirmam o compromisso da Hotelaria Brasil com Brasília, não apenas como um polo político, mas como um destino turístico.
A rede aposta no potencial da cidade como referência de cultura, inovação e acolhimento, e busca refletir essa identidade por meio de serviços de excelência.
A meta é posicionar Brasília como destino estratégico no cenário nacional e internacional e o caminho começa com pessoas bem preparadas e tecnologias bem aplicadas.
Tryp
Site | Instagram
Ramada
Site | Instagram