Nem o Banco do Brasil (BBAS3) conseguiu fugir da onda da inteligência artificial, anunciando nesta segunda-feira (9) uma nova funcionalidade para a ferramenta Minhas Finanças Multibanco, disponível no site e no aplicativo do banco.
Agora, os clientes do banco passam a ter acesso a dicas feitas por IA generativa, que passam por curadoria humana e levam em consideração o perfil de cada usuário.
Entre as dicas a serem apresentadas estão a melhor condição para a contratação de linhas de crédito e o compartilhamento de dados via Open Finance (troca de informações entre instituições financeiras) para proporcionar condições de negociação mais vantajosas.
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Essa é a primeira aplicação de IA generativa na interação com clientes pessoas físicas do Banco do Brasil.
O banco também informou que a inteligência artificial pode melhorar a sustentabilidade financeira da instituição. Isso porque, se os clientes seguirem as sugestões e contratarem as melhores linhas de crédito, o banco poderá reduzir as provisões para perdas e garantir maior satisfação e fidelização dos clientes.
Impactos em diferentes frentes com potencial da inteligência artificial
O Banco do Brasil espera impactos em diferentes frentes, da interação com os correntistas à redução do risco de crédito e, consequentemente, de provisões contra a inadimplência.
“Estamos muito entusiasmados em usar o potencial da inteligência artificial para transformar a educação financeira dos nossos clientes”, diz, em nota, o diretor de Negócios Digitais do BB, Rodrigo Vasconcelos.
O Minhas Finanças é uma ferramenta de gestão financeira que compila e classifica gastos e receitas dos clientes, além de permitir o estabelecimento de limites, por exemplo.
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Em 2022, passou a ser multibanco, ao reunir informações das contas dos clientes em outras instituições, compartilhadas via Open Finance.
De acordo com o BB, nestes três anos, foram feitos mais de 3 milhões de planejamentos financeiros, com valor planejado superior a R$ 22 bilhões e economia proposta de mais de R$ 7,5 bilhões.
No ano passado, já com o uso de IA, o Minhas Finanças categorizou mais de 15 bilhões de lançamentos, com acerto superior a 91%.
*Com informações do Estadão Conteúdo e Agência Brasil
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