O comércio de ações tokenizadas virou realidade nos Estados Unidos. Em um movimento que marca uma nova etapa na integração entre finanças tradicionais e criptoativos, a Kraken — uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo — anunciou que passará a oferecer mais de 50 ações e ETFs dos EUA em formato digital, incluindo papéis de empresas como Nvidia, Tesla e Apple.
Os tokens, batizados de xStocks, serão lançados na blockchain Solana e lastreados por ações reais mantidas pela parceira da Kraken, a Backed Finance. Cada token poderá ser resgatado na proporção de 1:1 por dinheiro.
- E MAIS: Duas ações para “apimentar” a carteira que podem “surfar” o fim das altas da Selic
Segundo o Wall Street Journal (WSJ), que revelou os detalhes da iniciativa nesta quinta-feira (22), a negociação global estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para clientes localizados na Europa, América Latina, África e Ásia.
Um porta-voz da corretora disse ao WSJ que a Kraken está “trabalhando ativamente com diversos reguladores” para garantir que os xStocks sejam oferecidos legalmente em cada jurisdição, considerando que a regulação varia entre os países.
Kraken toma liderança no mercado de tokenização
Com a iniciativa, a Kraken se torna a primeira corretora a lançar com sucesso ações tokenizadas dos EUA, após a tentativa frustrada da Binance em 2021 — abandonada em meio a incertezas regulatórias.
Entre os produtos disponíveis estão ETFs populares, como o SPDR S&P 500 ETF (SPY), que acompanha o índice S&P 500, e o SPDR Gold Shares (GLD), atrelado ao preço do ouro.
Em abril, a Kraken já havia iniciado a oferta de mais de 11 mil ações e ETFs listados nos EUA, com cobertura inicial em 10 estados norte-americanos, via Kraken Securities. Agora, amplia o alcance com versões tokenizadas para clientes internacionais.
- LEIA TAMBÉM: Renda fixa isenta de Imposto de Renda? Estes 9 títulos de crédito privado incentivado podem gerar retornos de até IPCA + 8,9%; veja aqui.
O lançamento coloca a Kraken em concorrência direta com plataformas como a Robinhood (HOOD) e a torna a primeira corretora a oferecer com sucesso ações tokenizadas de grandes empresas dos EUA.
Mercado em expansão
A tokenização de ativos do mundo real tem ganhado força como uma das maiores tendências do mercado cripto. Empresas como Ondo Finance, BlackRock e Franklin Templeton já movimentam bilhões no setor, que alcançou US$ 65 bilhões em valor de mercado até maio.
A expectativa é que o mercado de ações tokenizadas exploda nos próximos anos, com empresas como Backed, Plume Network e WhiteRock mirando espaço nesse novo ecossistema.
Como parte de sua estratégia multiativos — que inclui ações, criptoativos e serviços de pagamento —, a Kraken anunciou em março a aquisição da plataforma de futuros NinjaTrader, voltada ao investidor de varejo, por US$ 1,5 bilhão.
*Com informações da Coindesk e The Block
The post Kraken lança ações tokenizadas de empresas dos EUA para clientes internacionais; Nvidia, Tesla e Apple estão na lista appeared first on Seu Dinheiro.