O México suspendeu a importação de produtos avícolas do Brasil, informou a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do país em comunicado. A decisão sucede a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em granja comercial de produção de matrizes já registrado no País.
O governo mexicano informa que a medida foi tomada para “proteger a indústria avícola local” e que trata-se de uma suspensão preventiva. Ela vale para a importação de carne de frango, ovos férteis e aves vivas, entre outros produtos avícolas, do Brasil.
Na nota, a secretaria informou ainda que o Ministério da Agricultura do Brasil comunicou ao Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica) na quinta-feira, 15 de maio, sobre um foco de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) H5N1) em território brasileiro.
“Portanto, o México decidiu suspender a importação de produtos avícolas do Brasil enquanto recebe informações de saúde animal sobre a resposta ao surto”, informou o governo mexicano.
O governo mexicano ressalta ainda que a decisão foi tomada para evitar riscos à saúde animal na produção avícola nacional.
“Portanto, carne de aves, ovos férteis, ovos livres de patógenos específicos (SPF), frangos de até três dias de idade, vísceras de aves para consumo humano e matérias-primas de aves para produção de alimentos para animais de estimação não poderão entrar. Aves canoras, ornamentais e de rapina também não poderão entrar no país”, detalhou a secretaria no documento.
A suspensão pelo México já era esperada pelo governo brasileiro.
O protocolo acordado entre Brasil e México prevê a restrição à certificação para exportação de produtos de todo o território brasileiro para o país em caso de ocorrência de gripe aviário em plantel comercial.
“A tendência é que haja suspensão neste primeiro momento”, disse o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, ao Broadcast.
Quem já suspendeu as importações de frango do Brasil
A suspensão dos embarques do frango brasileiro de todo o território nacional já atingem seis destinos após a detecção de influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial no País.
Até o momento, além do México, estão suspensas as exportações de carne de aves e subprodutos do Brasil para os seguintes destinos:
- China;
- União Europeia (UE);
- Argentina;
- Uruguai; e
- Chile.
Coreia do Sul, África do Sul e Rússia tendem a também suspender compras de frango do Brasil em um primeiro momento em virtude dos protocolos de exportação acordados.
O Ministério da Agricultura estima que o Brasil pode deixar de exportar de US$ 100 milhões a US$ 200 milhões de frango e derivados por mês por causa do episódio de gripe aviária.
Ministério da Agricultura investiga mais 3 focos de gripe aviária
O Ministério da Agricultura e Pecuária está investigando três locais com suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, cujas doenças-alvo são Influenza Aviária e Doença de Newcastle, nos Estados de Minas Gerais, Ceará e Tocantins, ainda sem resultados laboratoriais conclusivos.
De acordo com o órgão, as cidades alvo de investigação sobre possíveis casos de gripe aviária são Sabará (MG), Salitre (CE) e Aguiarnópolis (TO). Todos procedimentos estão sendo realizados em galinhas, conforme o ministério.
Além disso, segundo o balanço do Ministério da Agricultura e Pecuária, duas investigações realizadas este mês tiveram resultado laboratorial positivo para vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, mas em nenhuma amostra foi detectada a Doença de Newcastle.
Do dia 18 de abril a 17 de maio, o ministério informa que foram realizadas 59 investigações, sendo 16 classificadas pelo médico veterinário oficial como casos prováveis da síndrome. Por isso, obrigatoriamente são coletadas amostras para diagnóstico laboratorial.
- VEJA TAMBÉM: Com Selic a 14,75% ao ano, ‘é provável que tenhamos alcançado o fim do ciclo de alta dos juros’, defende analista – a era das vacas gordas na renda fixa vai acabar?
Foco de gripe aviária foi identificado no RS
O Brasil registrou seu primeiro foco de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, IAAP) em uma granja comercial.
O caso foi confirmado na quinta-feira (15) em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
“Esse é o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa”, informou o ministério.
A pasta declarou emergência zoossanitária no município de Montenegro por 60 dias em virtude da detecção do caso.
O estado sanitário é válido para um raio de 10 km ao redor do foco detectado da doença.
Outra portaria do ministério, de 4 de abril, estabelece o estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias em virtude da detecção do vírus em aves silvestres.
The post México suspende importações da frango do Brasil por gripe aviária; confira a lista completa appeared first on Seu Dinheiro.