Ainda é cedo para pensar em um segundo Oscar para o Brasil. Mas fato é que as semelhanças entre Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, são incontestáveis.
Os dois são filmes brasileiros de diretores consagrados, com estreia em prestigiados festivais internacionais de cinema e têm dois atores queridos pelo público brasileiro como protagonistas. Achou pouco? O enredo de ambos envolve a ditadura brasileira, sob os olhos de quem viveu o pior dela.
O filme estrelado por Wagner Moura é a grande aposta brasileira do Festival de Cannes, que começa nesta terça-feira (13) e vai até 24 de maio. Ele concorre ao prêmio mais importante do evento, a Palma de Ouro, junto a outros 21 indicados.
O longa conta a trajetória do fictício Marcelo (Moura), que trabalha como professor de tecnologia no ano de 1977. Ele decide fugir de São Paulo para Recife para evitar seu violento e misterioso passado. Mas, ao chegar na capital pernambucana em pleno Carnaval, percebe que não encontrou o refúgio que tanto buscava.
- LEIA TAMBÉM: Quer saber mais sobre viagens, gastronomia, moda e estilo? Cadastre-se para receber a newsletter gratuita do Lifestyle do Seu Dinheiro
Essa não é a primeira incursão de Mendonça Filho na premiação francesa. Em 2016, ele disputou a Palma de Ouro com Aquarius, e em 2019, com Bacurau.
A indicação em Cannes é um bom presságio para um futuro Oscar, mas a campanha até o prêmio mais importante do cinema mundial ainda é longa e depende de diversos fatores imprevisíveis.
- Em 2024, o vencedor da Palma de Ouro foi Anora, também vencedor de “Melhor Filme” no Oscar.
Além do reconhecimento internacional, o filme também precisa ser indicado pela Academia Brasileira de Cinema para ser o representante nacional no Academy Awards (nome oficial do Oscar).
O fato de Wagner Moura já ser um nome conhecido em Hollywood também ajuda essa “pré-campanha”. O ator teve destaque na série da Netflix, Narcos, e mais recentemente, em Guerra Civil, filme que co-estrelou com Kirsten Dunst.
Na produção, também estão os atores Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore) e Gabriel Leone (Eduardo e Mônica), além do alemão Udo Kier (Bacurau).
O Agente Secreto é produzido pela CinemaScópio em parceria com MK2 Films. O filme ainda não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros.
The post Filme de Wagner Moura sobre a ditadura estreia em Cannes: seria um novo ‘Ainda Estou Aqui’? appeared first on Seu Dinheiro.