Habemus Papam e, também, detalhes sobre as vestes escolhidas por Leão XIV para se apresentar como o novo pontífice da Igreja Católica. Na apresentação após o resultado da eleição, nesta quinta-feira (8/5), os paramentos do líder religioso logo chamaram atenção pela diferença com o papa Francisco, que morreu em abril e era conhecido pela abordagem humilde. Entre as diferenças que se destacaram, estão as cores.
Vem saber mais detalhes!
Em sua primeira aparição após o resultado das eleições, na sacada da Basílica de São Pedro (Vaticano), Leão XIV vestia uma estola na cor vinho, decorada com bordados dourados com elementos dos Evangelhos e disposta sobre uma capa de ombro vermelha (pellegrina) e uma túnica branca, conhecida como alva. A cruz, dourada, estava pendurada em um cordão com duas amarrações. Ele também usou um tradicional acessório de cabeça, conhecido como zuchetto.
Já o papa Francisco, na mesma ocasião, usou vestes litúrgicas inteiramente brancas em 2013 para comunicar um desejo imediato de “simplicidade” atrelado à sua imagem. O líder religioso nascido na Argentina, vale lembrar, seguiu no cargo máximo da igreja até 21 de abril, quando morreu aos 88 anos. Apesar das comparações, os paramentos de Leão XIV seguem costumes tradicionais, como explicou um professor de teologia ao USA Today.


Na doutrina católica, vale destacar, cada detalhe dos trajes tem um significado simbólico, e alguns deles não se limitam às vestes dos papas, como a pellegrina, também usada por padres e cardeais. A cor vermelha também é simbólica, ligada a referências como o sangue e o fogo.


Nomeado como cardeal por Francisco em 2023, Leão XIV, cujo nome de batismo é Robert Francis Prevost, tem 69 anos e nasceu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Ele se tornou padre em 1982, atuou como missionário no Peru e foi bispo por quase 10 anos. O novo pontífice foi eleito entre 133 cardeais, no segundo dia de conclave.