Com a chegada do Dia das Mães, cresce a busca pelo presente ideal — e em um mar de opções, o perfume segue como protagonista. Uma pesquisa realizada pela Globo aponta que 82% dos brasileiros pretendem comemorar a data este ano — e a categoria mais desejada entre os bens de consumo são perfumes e cosméticos, com uma intenção de 22%.
Segundo a Global Growth Insight, o mercado global de perfumes femininos foi avaliado em US$ 29,9 bilhões em 2024 com projeção de crescer para US$ 45 bilhões até 2033, a uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 4,7%. Em 2023, as vendas globais somaram 64,4 bilhões de unidades, um aumento de quase 40% em relação a 2019.
Entre as forças que impulsionam esse crescimento estão a demanda crescente por perfumes de luxo, o aumento do interesse por fragrâncias genderless e personalizadas, a valorização de ingredientes sustentáveis e o impacto de redes sociais como o TikTok, que encurtam o ciclo de tendências e ampliam o alcance das marcas.
- VEJA MAIS: Para estar bem-informado sobre viagens, estilo, tecnologia, esporte e bem-estar, veja como receber a newsletter de Lifestyle do Seu Dinheiro
Mas o que esperar de 2025? As tendências da perfumaria refletem novas exigências e comportamentos do público moderno: personalização, elegância, sustentabilidade e narrativas olfativas que dialogam com diferentes identidades.
Em um ano que promete mais ousadia, perfumes que saem do óbvio prometem se destacar entre as preferências. “Em 2025, a perfumaria feminina segue um movimento híbrido e ousado, que mistura tradição com inovação”, reflete a perfumista Renata Ashcar, autora do livro Brasilessência: A Cultura do Perfume.
A seguir, mapeamos as principais apostas olfativas para este ano, além de opções para escolher o perfume ideal para cada tipo de mãe.

Tendências da perfumaria feminina em 2025
Neo-Gourmand
O gourmand continua forte: notas gustativas inspiradas em ingredientes culinários que transmitem sensação de doçura, calor e luxo. Neste ano, porém, assume uma nova roupagem.
“O chamado neo-gourmand aposta em construções mais sofisticadas e menos adocicadas, trazendo notas como pistache, baunilha cremosa e caramelo salgado, agora com um toque mais elegante e sensual, sem o exagero do açúcar”, explica Ashcar.
Essa abordagem representa uma nova onda de fragrâncias que ainda refletem o desejo por perfumes quentes e envolventes, agora com mood mais refinado e sem perder a sofisticação.
Florais Brancos Repaginados
“Os florais também ganham fôlego, especialmente os brancos, que agora modernizam suas composições”, detalha Ashcar. Jasmim Sambac, tuberosa e flor de laranjeira ganham nova vida ao serem combinados com acordes solares, aquáticos ou leitosos.
A família olfativa tem sido reinterpretada por perfumistas em criações modernas, muitas vezes combinando notas almiscaradas ou frutadas: a proposta é criar perfumes com uma feminilidade atualizada, levando maior suavidade aos clássicos florais.
A tendência tem sido abraçada por marcas de nicho e de luxo, que apostam em extratos naturais de alta qualidade e construções olfativas complexas para destacar a riqueza dessas flores.
- LEIA TAMBÉM: Tênis de corrida ou tênis de musculação? Os melhores modelos para cada modalidade em 2025
Sustentabilidade e Diversidade
A consciência em relação aos impactos ambientais e éticos da indústria, além da diversidade de ingredientes naturais, agora pautam as criações das famílias olfativas, principalmente as amadeiradas.
“Vemos o uso crescente de ingredientes biotecnológicos e moléculas eco-friendly que replicam o cheiro natural com menor impacto ambiental — como o vetiver e patchouli cultivados de forma ética e madeiras sintéticas sustentáveis”, conta Ashcar.
Marcas estão reformulando seus processos, priorizando ingredientes naturais, biodegradáveis e de origem responsável, além de investir em embalagens recicláveis ou reutilizáveis.
Layering
A busca crescente por exclusividade impulsiona a personalização, refletida na perfumaria com a consolidação do layering, técnica de combinar perfumes para criar uma fragrância exclusiva.
“A personalização e a criação de perfumes em camadas ganham força, permitindo que os consumidores criem uma assinatura olfativa única”, observa Ashcar, destacando o início de uma jornada mais íntima e criativa com a perfumaria.
O layering reflete um tempo onde individualidade e autenticidade se destacam, transformando o uso do perfume em uma experiência mais íntima e sensorial.
Presença sem excesso
Permeadas pelo desejo de marcar presença e ter boa durabilidade na pele, as fragrâncias marcantes continuam em alta, mas agora em uma abordagem mais suave, refinada e discreta.
“Existe uma preferência crescente por perfumes mais envolventes do que agressivos, com uma intensidade que seja elegante e confortável, sem saturar o ambiente. São perfumes com personalidade, porém mais bem dosados, que abraçam e seduzem sem impor. É uma nova sofisticação: presença sem excesso”, destaca Ashcar.
Essa mudança reflete um novo entendimento de luxo, em que o impacto de uma fragrância não precisa estar ligado à sua intensidade, mas à harmonia da composição. O conceito de “perfume assinatura” também evolui nesse contexto, valorizando aromas que deixam impressão sem roubar a cena.
A influência do #PerfumTok
Renata Ashcar aponta a cultura digital como outro marco na perfumaria atual. “As redes sociais, especialmente o TikTok, tornaram-se uma força poderosa para viralizar fragrâncias e criar tendências globais em tempo recorde. Marcas de nicho, por exemplo, conquistaram novos mercados por meio desse alcance digital”, diz a perfumista.
Para se ter uma ideia, a hashtag #PerfumTok ultrapassou 2,3 bilhões de visualizações, segundo a Global Growth Insight. O termo se refere a uma comunidade que celebra a diversidade, a experimentação e a emoção por trás dos perfumes: uma audiência hiperconectada influenciando diretamente o sucesso comercial de fragrâncias.
Esse fenômeno digital democratizou o acesso à informação sobre perfumes, impulsionando a descoberta de marcas alternativas, clássicos redescobertos e lançamentos virais. O #PerfumTok não apenas reflete tendências, mas as cria, transformando usuários em influenciadores e impactando diretamente as decisões de compra.
- LEIA AINDA: Um café e a conta: o que abertura do Blue Box Café da Tiffany em São Paulo diz sobre o novo mercado de luxo
Fragrâncias para o Dia das Mães 2025
Para o Dia das Mães, fragrâncias que combinam notas adocicadas com sofisticação, e intensidade com conforto, são as mais promissoras, indica Ashcar. Perfumes neo-gourmand são boas escolhas, pois unem sensualidade e aconchego. Os florais brancos modernos são excelentes para mães que preferem elegância atualizada. Já amadeirados ambarados atendem àquelas que preferem algo mais marcante e duradouro, sem perder a sofisticação.
A seguir, reunimos 6 sugestões de perfumes para o Dia das Mães 2025.
L’eau Lily Blanche, O Boticário
O L’eau de Lily Blanche, de O Boticário, é uma fragrância que combina frescor e sofisticação, ideal para o uso diário. Inspirado no buquê floral branco característico da linha Lily, a colônia se destaca por sua composição equilibrada, que une notas cítricas de mandarina e bergamota ao frescor orvalhado da frésia e à cremosidade do Jasmim Air.
O fundo é enriquecido com white musk, nuances ambaradas, cedro e musgo cristal, conferindo profundidade e elegância à fragrância. “Excelente escolha com sua assinatura floral branca luminosa e etérea — perfeito para mães que gostam de leveza com sofisticação”, destaca Ashcar.

Aura Alva, Natura
Aura Alba, da Natura, é uma fragrância sofisticada e inovadora que celebra a feminilidade por meio de uma composição floral amadeirada envolvente. Seu destaque é o exclusivo óleo natural da Rosa Alba de Konare, uma flor branca rara cultivada na Bulgária, utilizada pela primeira vez na perfumaria mundial. Combinada à cremosidade da flor do mel, às notas frutadas de lichia e ao conforto do sândalo e do patchouli, a fragrância oferece uma experiência olfativa que equilibra frescor e intensidade.
“Traz um floral cremoso com notas de rosa e nuances frutadas, representando a força feminina com elegância”, diz Ashcar.

La Bella Italia, Mahogany
La Bella Italia, da Mahogany, é uma fragrância que celebra a elegância e o charme do estilo de vida italiano, traduzido em um perfume sofisticado e envolvente.
Pertencente à família olfativa floral oriental, o frasco traz notas cítricas e frutadas que remetem à leveza do verão mediterrâneo, evoluindo para um corpo floral com jasmim, rosa e lírio-do-vale, que evocam feminilidade e delicadeza. No fundo, o âmbar garante um toque de profundidade e sensualidade, resultando em um aroma marcante, mas equilibrado. “Uma fragrância cheia de glamour e feminilidade”, completa a perfumista.

Vénus, Nina Ricci
Vénus, de Nina Ricci, é uma fragrância que exala feminilidade, sensualidade e criatividade, inspirada na deusa do amor e da beleza.
Parte da coleção de alta perfumaria da marca, o perfume combina o frescor de notas frutadas com coração floral e finalizando com um fundo envolvente de madeiras, âmbar e almíscares. Vénus é ideal para quem busca um perfume com identidade e que deixe uma impressão marcante e elegante.

The Icon Supreme, Banderas
O The Icon Supreme, de Banderas, exala sofisticação e intensidade. Suas notas de topo são tangerina e framboesa, seguidas por um coração floral de flor de laranjeira, tuberosa e rosa. A base é composta por sândalo, patchouli, heliotrópio e âmbar, conferindo um rastro profundo e duradouro. Moderno e marcante, é ideal àquelas que desejam se destacar com elegância e autenticidade.

La Vie Est Belle L’Élixir, Lancôme
O lançamento de Lancôme para o Dia das Mães 2025 é o La Vie Est Belle L’Élixir, fragrância floral amadeirada gourmand com notas de violeta, cacau e framboesa. Trata-se de uma reinterpretação do clássico La Vie Est Belle, agora inspirado em uma nova visão de felicidade — livre, autêntica e empoderada.

The post Dia das Mães: perfumaria mira em sustentabilidade e personalização em 2025; conheça as fragrâncias em alta appeared first on Seu Dinheiro.