A partir desta quarta-feira (30), os contribuintes terão apenas mais um mês para entregar a declaração do Imposto de Renda 2025.
O prazo encerra no dia 30 de maio e de acordo com a Receita Federal, dos 46,2 milhões de declarantes, pouco mais de 18 milhões acertaram as contas com o fisco. Ou seja, mais da metade dos contribuintes ainda não fizeram a declaração.
Apesar disso, a fila da restituição já está bem “grandinha”. Acontece que, do total de declarações entregues até o momento, 71% darão direito a receber algum pagamento.
Isso significa que há pelo menos 12 milhões de brasileiros na fila de restituição do Imposto de Renda.
E, como você deve saber, além dos grupos de prioridade, a Receita Federal costuma pagar primeiro àqueles que entregam a declaração com maior antecedência.
Contudo, existem dois mecanismos que podem ajudar o contribuinte a pular algumas posições na fila da restituição.
Quem precisa entregar a declaração do Imposto de Renda?
De maneira geral, qualquer pessoa pode enviar a declaração, desde que não conste em outro informe como dependente.
Contudo, existem pessoas que são obrigadas a declarar pois se encaixam em um ou mais situações estabelecidas pela Receita Federal.
Por exemplo, se você recebeu um rendimento tributável superior a R$33.888 no ano, se negociou na bolsa de valores, comprou ou vendeu bens, deve preencher a declaração. Estas são apenas alguns dos casos obrigatórios, você pode conferir a lista completa aqui.
Para os casos obrigatórios, quem perde o prazo recebe multa e até a entrega da declaração o CPF fica na situação “pendente de regularização”.
Assim, como estamos próximos ao dia 30 de maio, data que marca o prazo final da declaração do Imposto de Renda, Julia Wiltgen, jornalista do Seu Dinheiro e especialista em IR, preparou um Guia do Imposto de Renda 2025.
Este material está atualizado com todas as mudanças recentes nas regras do Imposto de Renda, o passo a passo para preencher a declaração, os documentos necessários e qual o modelo ideal de declaração para você.
Para acessar, basta clicar no botão abaixo e fazer o download:
CONFIRA O PASSO A PASSO PARA DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA 2025
Você ainda pode “furar a fila” da restituição seguindo estes dois passos
Estamos a 30 dias não só do fim do prazo da declaração, a data também marca o pagamento do primeiro lote de restituições. Depois dele haverá outros 4 lotes pagos entre junho e setembro.
Assim, a Receita Federal estabelece a ordem de prioridades para realizar os pagamentos da seguinte forma:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos e contribuintes com deficiência física ou mental ou portadores de moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério; e
- Demais contribuintes.
Em outros anos, quem não se enquadrava em nenhum dos três primeiros grupos, costumava ficar no fim da fila da restituição.
Mas para este ano a Receita Federal estabeleceu que contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida e pagamento via pix, terão prioridade no para receber a restituição.
Ou seja, você ainda tem chance de receber a sua restituição nos primeiros lotes, mesmo que não esteja entre os grupos de prioridade.
No Guia do Imposto de Renda 2025, você vai encontrar tudo o que precisa para preencher a sua declaração de forma prática e ter a chance de “antecipar” a sua restituição.
E para que você não fique com nenhuma dúvida sobre como preencher a sua declaração, ao fazer o seu cadastro gratuito neste link, você terá acesso ao curso Imposto de Renda.
São tutoriais em vídeo em que a Julia Wiltgen acessa o programa da Receita Federal para te mostrar em detalhes como fazer a sua declaração por conta própria e como resolver desde situações simples até as mais complicadas.
Repito, o guia e o curso são gratuitos. Você não paga nada, em nenhum momento, para acessar esses conteúdos e ainda pode receber a sua restituição mais cedo, seguindo o passo a passo.
Para liberar o seu acesso, basta clicar no botão abaixo:
The post Imposto de Renda 2025: falta apenas 1 mês para o fim do prazo da declaração; veja como acertar as contas com o Leão appeared first on Seu Dinheiro.