A morte do Papa Francisco aconteceu em um momento já movimentado para a Igreja Católica: além de ser durante o feriado da Páscoa, ano de 2025 também marca o Jubileu, um evento importante para os católicos, que acontece a cada quarto de século.
Dado esse contexto, já era esperado que a cidade de Roma recebesse um número de turistas bem mais elevado do que o normal. De 13 milhões de visitantes no país em 2024, o número deve subir para 35 milhões em 2025, segundo os dados do escritório de turismo local.
Agora, com o falecimento do líder, muitos fiéis devem viajar até o Vaticano para participar das celebrações funerárias, deixando o menor país do mundo ainda mais cheio, assim como a capital italiana.
Em 2005, o funeral do Papa João Paulo II atraiu aproximadamente 4 milhões de pessoas.
- LEIA TAMBÉM: Para estar bem-informado sobre viagens, estilo, tecnologia, esporte e bem-estar, veja como receber a newsletter de Lifestyle do Seu Dinheiro
Na quarta-feira (23), o caixão do Papa será carregado da capela Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. O funeral será no sábado (26), na Praça de São Pedro, e também será televisionado ao vivo pelo canal oficial do Vaticano no Youtube.
O Papa Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, um dos patrimônios mundiais da UNESCO.
Turismo em Roma após a morte do Papa: o que fecha o que abre
A Igreja Católica define nove dias de luto oficial após a morte de um papa. Durante esse período, os museus do Vaticano e a Capela Sistina estarão fechados para visitação. Lojas e restaurantes dentro dos complexos turísticos também não irão funcionar.
LEIA MAIS: Roma de dia, Roma de noite: dois mundos em uma cidade — e como vivê-los ao máximo
As igrejas de Roma também devem ter uma programação intensa de missas durante esses nove dias.
As tours guiadas pelo Vaticano também não acontecerão durante este período e durante o conclave (cerimônia de escolha do próximo Papa), já que os cardeais precisam ficar totalmente reclusos.
- Durante o conclave, a Capela Sistina e algumas outras dependências ficarão fechadas. O Vaticano ainda não anunciou oficialmente as datas de reabertura,
Os voos saindo e entrando em Roma e na Itália como um todo seguirão operando normalmente, assim como os trens. As reservas de hotéis também continuam válidas.
Quanto ao turismo na capital e nas outras cidades italianas, como Florença e Milão, não é esperada nenhuma mudança, já que a Itália é um Estado laico.
* Com informações da Euronews e da CN Traveller.
The post Roma e Vaticano: o que muda para as viagens próximas após a morte do Papa appeared first on Seu Dinheiro.