Se Donald Trump está tentando provar que o fundo do poço tem porão, ele está no caminho certo.
Depois de derrubar os mercados mundo afora com suas tarifas recíprocas, o presidente norte-americano agora age em uma nova frente para provar que a tese do fim do excepcionalismo americano chegou: o Federal Reserve (Fed).
Nos últimos dias, Trump tem aumentado a pressão sobre Jerome Powell, presidente do banco central norte-americano, na direção de um corte de juros forçado.
“Powell está sempre ‘atrasado demais’, exceto no período de eleições, quando baixou juros para ajudar o sonolento Joe Biden, e depois Kamala [Harris]. E no que deu isso?”, questionou Trump nesta segunda-feira (21) em sua rede social.
Trump defendeu que os preços e custos “da maior parte das coisas” nos EUA estão em uma “boa trajetória de queda”, como ele “previu que aconteceria”, incluindo nos setores de energia e alimentos.
“Mas pode ocorrer uma desaceleração da economia, a menos que o sr. Atrasado Demais, um grande perdedor, reduza as taxas de juros, agora”, afirmou.
Em fevereiro, o índice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) — a medida preferida do Fed para a inflação — subiu 2,5% em base anual.
Embora esteja próxima da meta de 2% ao ano do BC norte-americano, é o que surge no horizonte que impede o corte de juros neste momento.
Repetidas vezes Powell tem chamado atenção para a incerteza provocada pela guerra comercial de Trump — que, segundo as palavras do chefe do Fed, “ninguém sabe lidar com algo nesse nível”.
O Fed tem um mandato duplo, determinado pelo Congresso, que prevê a estabilidade de preços — que significa inflação em 2% — e pleno emprego, cujo percentual não foi definido pelo banco central norte-americano.
A alegação de Powell é que, com a economia crescendo a 2,4% — ainda que em desaceleração —, e diante do inesperado das tarifas, o melhor é esperar para ver.
O grande problema de aguardar, é perceber adiante que mais do que o corte de juros, o que está em jogo agora é o desmantelamento da independência do Fed.
The post Trump x Powell: uma briga muito além do corte de juros appeared first on Seu Dinheiro.