A elefanta africana Pupy está há dois dias na jornada rumo ao Santuário dos Elefantes, no Mato Grosso, e tem sido o centro das atenções nas rodovias durante o trajeto.
O animal foi resgatado no Ecoparque de Buenos Aires, Argentina, e desde a última terça feira (15/4) está sendo transportado para o Santuário dos Elefantes no Brasil (SEB). O trajeto é de aproximadamente 2.690 km. Veja Pupy:
De acordo com o SEB, o parque argentino se juntou à crescente lista de instalações e zoológicos que encerraram seus programas com elefantes. “Coletivamente, as pessoas estão percebendo que a vida oferecida à maioria dos elefantes em cativeiro é pequena demais, antinatural e estéril. Eles nunca deveriam ter sido retirados de suas vidas na natureza”, disse a organização em publicação nas redes sociais.
Com apoio de 2 caminhonetes, 1 van e 2 viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Pupy tem se destacado na estrada.
Nas redes sociais, o biólogo e diretor do SEB, Daniel Moura, que está acompanhando a transferência da elefanta, esclareceu que falta pouco para a chegada de Pupy ao destino final. “Ela está muito bem, tranquila, se alimentando bem, tomando água nas paradas. A viagem está fluindo muito bem. Vai ser a melhor, única e última viagem que ela vai fazer na vida dela”, frisou.
O trajeto de Pupy está sendo atualizada nas redes sociais do Santurário de Elefantes do Brasil.

História da Pupy
Durante a maior parte da sua vida, Pupy viveu no que antes era conhecido como o Templo Hindu dos Elefantes, no Ecoparque de Buenos Aires.
Pupy foi transportada do Parque Nacional Kruger para o que era então um zoológico em Buenos Aires em 1993, onde viveu ao lado de sua companheira, Kuky, por mais de 30 anos. Kuky faleceu inesperadamente em outubro passado, e agora Pupy faz essa viagem para seu lar definitivo sozinha.
O zoológico, que se tornou um ecoparque, também foi o lar de Mara, que fez sua jornada para o Santuário de Elefantes Brasil em 2020. Agora, é a vez de Pupy.
Pupy será a primeira elefanta africana no santuário, mas não ficará sozinha no habitat das fêmeas africanas por muito tempo. Kenya, outra elefanta africana solitária, logo se juntará a ela.
Santuário
A Associação Santuário de Elefantes Brasil (SEB) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que resgata elefantes cativos em situação de risco, oferecendo-lhes o espaço, as condições e os cuidados necessários para que possam se recuperar física e emocionalmente dos anos passados em cativeiro.
O Santuário está localizado no município de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.