A guerra comercial iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a China ganha novos capítulos. Após o governo chinês determinar que as companhias aéreas do país suspendam as compras de jatos da Boeing, gigante norte-americana no setor de aviação, Trump afirmou que a culpa pelo poderio chinês na economia de seu pais, principalmente no setor agrícola, é do ex-presidente Joe Biden.
“Nossos agricultores são grandes, mas, por causa de sua grandeza, eles sempre são colocados na linha de frente com nossos adversários, como a China, sempre que há uma negociação comercial ou, neste caso, uma guerra comercial. A mesma coisa aconteceu no meu primeiro mandato”, disse Trump da rede Truth Social..
“A China foi brutal com nossos agricultores, eu [falei para] esses patriotas para apenas resistir e um grande acordo comercial foi feito. Recompensei nossos agricultores com um pagamento de US$ 28 bilhões durante todo o acordo com a China. Foi uma grande transação para os EUA, até que o corrupto Joe Biden entrou e não a aplicou”, relatou.
Comentando a suspensão na compra de aeronaves, Trump afirmou que “curiosamente, eles simplesmente renegaram o grande acordo com a Boeing, dizendo que não tomarão posse do compromisso total com aeronaves”.
O que aconteceu
- A Casa Branca impôs tarifas comerciais de até 145% sobre produtos importados da China.
- Em retaliação, o governo de Pequim respondeu com taxas de 125% sobre as importações norte-americanas.
- Trump retirou as tarifas sobre os produtos eletrônicos chineses.
- A ordem do governo chinês foi a de que as companhias aéreas locais “suspendessem todas as compras de equipamentos e peças de aeronaves de empresas norte-americanas”.
Reafirmando que os chineses prejudicam os agricultores norte-americanos, Trump disse que “a China renegou em grande parte o acordo [embora tenha se comportado durante o governo Trump], comprando apenas uma parte do que concordou em comprar. Eles tinham zero respeito pelo corrupto governo Biden, e quem pode culpá-los por isso?”.