O ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que teria atuado nos bastidores por assinaturas ao requerimento de urgência do PL da Anistia, não assinou o pedido para que o projeto seja votado diretamente no plenário.
Considerado por Jair Bolsonaro (PL) como um “aliado”, Lira não está entre os 35 deputados do PP que assinaram o requerimento. O partido teve, proporcionalmente, a maior adesão à urgência entre as siglas da base do governo Lula.
À frente das articulações da anistia, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ainda ligou para Lira e fez um último apelo nesta segunda-feira (14/4), pouco antes de protocolar o requerimento, segundo apurou a coluna.
O ex-presidente da Câmara, porém, manteve sua posição de não assinar o pedido de urgência, mas teria sinalizado que votará a favor do mérito do projeto, quando ele for votado no plenário da Casa.
Após deixar o comando da Câmara, em fevereiro, Lira foi cotado para assumir um ministério de Lula. O deputado é, atualmente, relator da reforma do imposto de renda, principal projeto do governo no Congresso.
O PP, cujo presidente é o senador Ciro Nogueira (PI), ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, deu 35 assinaturas à urgência da anistia, o equivalente a 72,92% da bancada, que tem 48 deputados.
Entre os signatários do PP está o líder da legenda na Câmara, deputado Dr. Luizinho (RJ). O segundo-secretário da Câmara, deputado Lula da Fonte (PE), também assinou o pedido.
Atualmente, o PP comanda o Ministério do Esporte, com o deputado licenciado André Fufuca (MA). Apesar disso, o partido se diz “independente” em relação ao governo no Congresso.
Outros partidos
Na sequência do ranking de adesão, aparece o União Brasil, com 67,8% da bancada apoiando a urgência do projeto de anistia. O partido comanda, atualmente, três ministérios: Turismo, Comunicações e Integração Nacional.
Depois do União, aparecem o Republicanos (62,22%), o PSD (52,27%) e o MDB (45,45%). O Republicanos, vale lembrar, é o partido do atual presidente da Câmara e comanda o Ministério dos Portos e Aeroportos.
Deputados do PP que assinaram o requerimento:
Ricardo Barros (PR)
Pedro Lupion (PR)
Pedro Westphalen (RS)
Clarissa Tércio (PE)
Evair Vieira de Melo (ES)
Allan Garcês (MA)
Dr. Luiz Ovando (MS)
Dilceu Sperafico (PR)
Silvia Cristina (RO)
Átila Lira (PI)
Afonso Hamm (RS)
Julio Arcoverde (PI)
Tião Medeiros (PR)
Da Vitoria (ES)
Doutor Luizinho (RJ)
Julio Lopes (RJ)
Pinheirinho (MG)
Ana Paula Leão (MG)
Delegado Fábio Costa (AL)
Claudio Cajado (BA)
Vicentinho Júnior (TO)
Delegado Bruno Lima (SP)
Mauricio Neves (SP)
Covatti Filho (RS)
Thiago de Joaldo (SE)
Delegado da Cunha (SP)
Lula da Fonte (PE)
Eduardo da Fonte (PE)
AJ Albuquerque (CE)
João Leão (BA)
Mersinho Lucena (PB)
Bebeto (RJ)
Zezinho Barbary (AC)
Adriano do Baldy (GO)
Zé Adriano (AC)