Você já deve ter ouvido a expressão “dinheiro atrai dinheiro”, certo?
Para além das razões mais óbvias (mais dinheiro investido abre a possibilidade de lucros maiores, proporcionalmente), essa é uma questão de conhecimento e experiências.
Isto é, pessoas com mais recursos financeiros geralmente têm acesso a vivências (seja através da educação formal, da convivência com familiares experientes, do acesso a recomendações de profissionais qualificados ou de conexões sociais no geral) capazes de ampliar o seu “faro” para boas oportunidades de geração de renda.
É por isso que tanta gente presta atenção no jeito que os mais ricos investem. Afinal, se dinheiro atrai dinheiro, é de se esperar que ficar atento às escolhas financeiras dos endinheirados no mínimo renda bons insights para o seu próprio portfólio.
Neste contexto, um levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica e pelo Clube FII indica que os investidores endinheirados têm um novo “ativo queridinho”: os fundos imobiliários.
A pesquisa foi apresentada durante a edição 2024 do GRI Fundos Imobiliários, realizado no último dia 29. Segundo o levantamento, a fatia de investidores com mais de R$ 500 mil alocados no mercado de FIIs cresceu de 21% para 27% – um avanço de 29% em comparação com 2023.
Ou seja, cada vez mais investidores de alto poder aquisitivo têm optado por alocar parte do patrimônio no mercado de FIIs – e isso não é surpresa.
Por que os ‘endinheirados’ estão investindo cada vez mais em FIIs?
Podemos supor algumas razões por trás deste aumento no interesse pelos FIIs por parte dos investidores de alta renda.
Um grande atrativo dessa classe de ativos é a isenção de imposto de renda para os rendimentos distribuídos pelos FIIs. Então, é possível receber pagamentos recorrentes sem ter que se preocupar com a “mordida do leão”.
E faz sentido que o interesse pelo investimento no mercado imobiliário venha crescendo. O ano de 2023 foi um período de grande recuperação para os FIIs – o Ifix, principal índice que mede o desempenho dos fundos imobiliários, fechou o ano em alta de 16,15%.
O sentimento de otimismo foi fortemente influenciado pelos cortes na Selic a partir de agosto de 2023.
É claro que agora, com os recentes aumentos na taxa básica de juros, a situação é diferente. Mas se você acha que isso significa que é hora de “pisar no freio” quanto aos FIIs, pense de novo.
As quedas recentes no mercado de FIIs abrem oportunidades de compra para ativos de qualidade, de modo que o momento pode ser propício para se tornar cotista de fundos que negociam a preços descontados ou aumentar sua exposição a FIIs promissores que já estejam no seu portfólio
“Cabe, portanto, buscar uma ‘alocação ideal’ da carteira para identificar oportunidades pontuais (aquisições e manutenção de ativos abaixo do chamado ‘preço justo’)”, afirma Carolina Borges, analista de FIIs da EQI Research.
Além disso, os fundos imobiliários representam uma forma facilitada de investir em imóveis, sem precisar se preocupar com todas as questões que envolvem ser proprietário de um imóvel, como custos financeiros, lidar com inquilinos e manutenção.
E tudo isso sem precisar abrir mão de bons rendimentos – na verdade, existem FIIs no mercado que já entregaram lucros bem maiores do que aqueles proporcionados por imóveis.
5 FIIs que renderam mais que imóveis: confira a lista completa
A EQI Research selecionou 5 desses FIIs e compilou a lista em um relatório exclusivo. Os fundos em questão pagam dividendos mensais, e superaram a média de rendimentos do mercado imobiliário paulistano, segundo o levantamento dos analistas da EQI Research.
Além disso, todos eles poderiam compor um portfólio com investimento inicial de menos de R$ 1 mil – ou seja, um investimento bem menor do que aquele exigido para adquirir um imóvel.
Dá para entender por que o mercado de fundos imobiliários tem atraído tanto investimento no último ano, não é?
Se você quer saber mais sobre as oportunidades no mercado de FIIs e conhecer a lista de 5 fundos imobiliários que renderam mais que imóveis, é só clicar no link abaixo e preencher seus dados para desbloquear o acesso ao relatório. É completamente gratuito, como cortesia da EQI Research.
The post FIIs: Fundos imobiliários são o novo ‘ativo queridinho’ dos investidores endinheirados? appeared first on Seu Dinheiro.