O consumo regular de frutas é fundamental para uma alimentação equilibrada, pois são fontes de nutrientes essenciais e fibras que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Nesse contexto, a goiaba se destaca como uma excelente opção para incluir no cardápio diário, oferecendo diversos benefícios para a saúde.
Muito consumida in natura ou em sucos, a goiaba também pode ser utilizada em receitas como bolos, vitaminas, molhos e sobremesas. Rica em fibras, vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo e ferro, ela também auxilia na redução do colesterol e contém baixos níveis de açúcar, gorduras e calorias.
“Além de combater infecções e fortalecer os ossos, a goiaba regula o aparelho digestivo, colabora com o sistema nervoso e é excelente para a cicatrização e a saúde da pele”, garante a nutricionista Cyntia Maureen, do grupo de alimentos Superbom, em entrevista ao Metrópoles.
A nutricionista esportiva Rayanne Marques, de Brasília, destacou que, de forma geral, a recomendação é consumir entre 2 e 4 porções de frutas por dia. Segundo ela, uma goiaba média, com peso entre 100 e 150 gramas, pode ser considerada uma porção.
“Se o objetivo for emagrecimento, a dieta deve ser personalizada, mas uma fruta média é uma excelente escolha, pois promove saciedade e tem poucas calorias”, disse em entrevista recente ao Metrópoles.
Rayanne ainda ressalta a importância de variar os alimentos para garantir uma ingestão completa de nutrientes.
Confira seis benefícios do consumo da goiaba para a saúde:
1 – Diversidade de formas de consumo
A goiaba é uma fruta extremamente versátil. Além de ser consumida crua, pode ser transformada em sucos, smoothies, geleias ou até sorvetes naturais, como o sorbet, que é feito apenas com a fruta, sem adição de leite.
2 – Variedade de nutrientes
A goiaba é uma excelente fonte de vitamina C, fibras, antioxidantes e potássio, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
3 – Saúde da pele
O consumo diário de goiaba pode beneficiar a saúde da pele devido ao alto conteúdo de vitamina C e antioxidantes.
“Esses nutrientes promovem a produção de colágeno, protegem contra os danos causados pelos radicais livres, mantêm a pele hidratada e contribuem para uma aparência jovem e saudável”, explicou Rayanne.
4 – Controle do açúcar
Devido ao seu baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, a goiaba ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, retardando a absorção de açúcar e melhorando a sensibilidade à insulina.
5 – Redução do colesterol
A goiaba é rica em fibras solúveis, como a pectina, que auxiliam no controle do colesterol ao favorecer a eliminação de gordura pelas fezes.
6 – Controle da pressão arterial
Por ser rica em potássio, a goiaba contribui para o controle da pressão arterial, ajudando a prevenir a hipertensão, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!