O tráfego ferroviário foi completamente interrompido na sexta-feira (7/3) na principal estação de trem de Paris e da Europa, após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial “no meio dos trilhos”, de acordo com a empresa ferroviária francesa, SNCF.
Todos os trens que saem da Gare du Nord, no norte de Paris, não estão circulando. O tráfego “só poderá ser retomado após o fim das operações de desarmamento de bombas que estão sendo realizadas pelos serviços especializados da polícia de Paris”, informa a empresa ferroviária nacional.
O Eurostar, que liga a capital francesa a Londres pelo tunel do Canal da Mancha, está sendo desviado para Marne-la-Vallée, a leste de Paris. A SNCF pediu aos clientes que adiem suas viagens. A circulação de trens regionais também foi interrompida.
A paralisação do tráfego foi decidida a pedido da Secretaria de Segurança Pública de Paris, após a descoberta da bomba não detonada. O explosivo foi encontrado “durante obras realizadas nas proximidades da Gare du Nord de Paris”, a aproximadamente 2,5 km da estação, explicou a empresa ferroviária em um comunicado.
Bomba de mais de 1metro
Especialistas em desarmamento de bombas trabalham desde 6h da manhã (hora local, 2h em Brasília) no local. O objetivo da SNCF é reiniciar o tráfego no “meio da manhã”. No entanto, a empresa não é a única a tomar decisões nesse caso e depende da liberação da polícia.
O site da rede de TV pública Ici Paris Île-de-France, indica que a bomba é um objeto impressionante com mais de um metro de comprimento. A empresa de transportes estaria estudando a possibilidade de adiar a operação de desminagem para a noite deste sábado (8/3) para não atrapalhar muito o trânsito na maior estação do país.
A Gare do Nord é também a maior da Europa, por onde circulam cerca de 700 mil passageiros por dia e 200 milhões por ano. Além de 25 linhas de transportes públicos como metrô, trens suburbanos e ônibus, 2.100 trens diários ligam a França ao Reino Unido, Bélgica, Holanda e Alemanha saindo da estação.
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