A pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta quarta-feira (25/2), mostra que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria menos votos que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, em uma disputa nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. A pesquisa apurou a informação em outros três estados: Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
Em um cenário estimulado, ou seja, quando são apresentados os nomes dos candidatos, a Quaest perguntou sobre o possível voto se Lula e Bolsonaro estivessem na disputa pelo segundo turno. Conforme o levantamento, Bolsonaro teria maior porcentual de votos no Paraná, com 51% contra 30% de Lula.
O ex-presidente filiado ao PL teria menos votos, mas ainda se sagraria vencedor nos estados de Goiás (50% a 30%), São Paulo (45% a 36%), Rio Grande do Sul (44% a 38%) e Minas Gerais (42% a 40%).
No estado do Rio de Janeiro, Lula e Bolsonaro empatariam com 41% da preferência dos entrevistados. A vitória mais expressiva de Lula seria na Bahia, com 59% contra 26% de Bolsonaro. Em Pernambuco, Lula teria 57% da preferência contra 31% do adversário.
Ainda conforme a pesquisa da Quaest, Lula teria páreo duro contra o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O placar seria 54% a 30% favorável a Tarcísio. Lula venceria, dentre os oito estados pesquisados, no Rio de Janeiro, na Bahia e em Pernambuco.
Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada na terça também mostrou a força de Bolsonaro, ainda que inelegível, na preferência dos entrevistados. No cenário de intenção de voto estimulado, Bolsonaro teria leve vantagem na disputa do segundo turno contra Lula, com 43,4% ante 41,6% do adversário. Em outra hipótese, o ex-presidente também derrotaria o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), pelo placar de 43,1% a 39,4%.
Bolsonaro está inelegível até 2030. Em junho do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-mandatário pelo placar de 5 a 2, pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022.
A pesquisa
O levantamento da Genial Quaest ouviu 10.442 pessoas. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, exceto no estado de São Paulo, onde a margem de erro considerada é de 2%. A coleta das entrevistas foi realizada de 19 a 23 de fevereiro e o nível de confiança é de 95%. Todas as entrevistas foram realizadas “face a face”.