O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) pediu ao governador Ibaneis Rocha (MDB) mudança na chefia da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal. Saiu o delegado Ricardo Villafane e entrou a servidora Edilene Dias Cerqueira, conforme exoneração e nomeação publicadas em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (24/2).
As solicitações políticas de Donizet causaram alvoroço na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Segundo fontes da corporação, o parlamentar também quer mudar a chefia da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) porque estaria insatisfeito por não ser chamado com antecedência para as operações contra maus-tratos. O objetivo do parlamentar seria estar presente nas ações da delegacia para divulgar nas redes sociais dele.
Questionado pelo Metrópoles, Donizet disse que a mudança na Secretaria Extraordinária de Proteção Animal é um “ajuste político”. Sobre a DRCA, Donizet negou que tenha sugerido qualquer mudança na delegacia.