Após apresentar um balanço trimestral considerado fraco, porém dentro do esperado, a Usiminas (USIM5) demonstra sinais de recuperação — inclusive no preço das ações na bolsa brasileira.
A siderúrgica lidera a ponta positiva do Ibovespa na tarde desta quarta-feira (19), impulsionada por uma nova avaliação positiva de um importante banco.
O Itaú BBA elevou a recomendação para as ações USIM5, de neutro para “outperform”, equivalente à compra.
Já o preço-alvo fixado para o fim de 2025 é de R$ 8,50 por ação, o que implica uma valorização potencial de 40,7% em relação ao último fechamento.
Por volta das 13h30, os papéis subiam 2,32%, cotados a R$ 6,18. Desde o início do ano, USIM5 já marca valorização de 15% na B3.
O que o Itaú BBA vê na Usiminas (USIM5)
Para o Itaú BBA, o momento operacional da Usiminas (USIM5) melhorou significativamente desde o fim do ano passado, quando as ações da siderúrgica foram rebaixadas pelos analistas.
Essa melhoria é atribuída a:
- Aumentos de preços implementados pela empresa;
- Queda significativa nos custos dos principais insumos da Usiminas;
- Melhores perspectivas de custos para 2025, influenciadas pela recente valorização do câmbio;
- Ganhos de eficiência resultantes da retomada das operações do novo forno BF #3.
O balanço do quarto trimestre sinalizou avanços no momento operacional na divisão de aço e de minério de ferro. A expectativa é que esse cenário se mantenha ao longo de 2025, com ganhos robustos de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e margem.
Além disso, os principais custos de entrada da Usiminas tiveram quedas significativas nos últimos meses — que, combinados aos ganhos de eficiência após a aceleração do novo forno, poderiam suportar um desempenho de custo positivo para a empresa em 2025.
Para além dos fatores operacionais, há um ponto-chave que alimenta o apetite do banco pelas ações USIM5: o preço.
Na visão do Itaú BBA, a siderúrgica apresenta um valuation atraente, negociada a um múltiplo de 2,9 vezes o valor de firma sobre o Ebitda estimado para 2025, o que “parece barato comparado aos níveis históricos”.
Os analistas também avaliam que as decisões sobre medidas antidumping sobre produtos, como para chapas grossas, poderiam impactar positivamente a Usiminas.
Isso porque aproximadamente 60% a 65% das remessas domésticas de aço da Usiminas estão dentro da lista de produtos que estão sob análise pelo governo.
“Qualquer resultado positivo do pedido de antidumping poderia ser um gatilho positivo para a empresa”, avaliaram os analistas.
O banco reconhece a possibilidade de um enfraquecimento do cenário macroeconômico no Brasil na segunda metade do ano, mas afirma estar adotando uma postura conservadora em suas projeções de preços e volumes para a empresa.
The post Usiminas (USIM5) em alta na bolsa: Itaú BBA eleva recomendação para siderúrgica e vê potencial para disparada de até 40% até o fim do ano appeared first on Seu Dinheiro.