O enterro da jovem Natany Alves, 20 anos, reuniu centenas de pessoas nessa segunda-feira (18/2). Familiares, amigos e moradores da cidade de Quixeramobim, no interior do Ceará, compareceram ao velório e ao sepultamento para prestar as últimas homenagens à jovem.
Durante a cerimônia, marcada por muita emoção, parentes e amigos destacaram a personalidade alegre e carinhosa de Natany, encontrada morta no domingo (16) após ser sequestrada na saída de uma igreja evangélica. Ela era universitária e integrava a Congregação Cristã do Brasil.
O caso
- No último domingo (16/2), a jovem Natany Alves Sales foi sequestrada e assassinada após sair de uma igreja evangélica em Quixeramobim, no interior do Ceará.
- De acordo com as investigações, antes do crime, os suspeitos – que não conheciam Natany – estavam nas proximidades da rodoviária de Quixeramobim consumindo bebidas alcoólicas e drogas.
- Após sequestrarem Natany, os criminosos a levaram para um matagal na localidade de Laranjeiras, no município de Banabuiú, onde a jovem foi brutalmente assassinada a pedradas. Em seguida, os suspeitos abandonaram o carro em Quixadá e foram capturados pelos investigadores.
Os suspeitos foram identificados como:
• Francisco Márcio Freire, 43 anos – natural de Quixadá (CE), tem antecedentes criminais por roubo e é apontado como mentor do crime.
• Francisco Teodósio Ramos, 43 anos – natural de Fortaleza (CE), tem passagem por violência doméstica.
• Jardson do Nascimento Silva, 23 anos – natural de Russas (CE), não tinha antecedentes criminais.
Segundo o delegado William Lopes, da Delegacia Regional de Quixadá, Márcio e os outros dois suspeitos eram usuários de drogas e viviam como andarilhos, mudando constantemente de cidade. Eles foram presos no domingo (16/2), em uma casa no município de Quixadá, a cerca de 43 quilômetros do local do crime.
Crime e prisão dos suspeitos
De acordo com as investigações, o trio decidiu roubar um carro para vender o veículo e quitar dívidas. Natany foi sequestrada na saída da igreja e levada a um matagal, onde foi morta com golpes de pedra ao reagir ao sequestro.
Os três estavam juntos desde sábado (15/2), consumindo drogas e bebendo antes de decidirem cometer o crime.
Associação nega ligação com pastores locais
Após a repercussão do caso, a Associação de Pastores Evangélicos de Quixadá (Apeq) afirmou que Márcio Freire nunca foi pastor na cidade e não fazia parte do conselho de pastores do município.
“A associação […] repudia o ato cometido e também a informação de que um dos autores da morte da jovem Natany Alves seria pastor evangélico de Quixadá”, declarou a entidade, que manifestou solidariedade à família da vítima.
Os três suspeitos foram autuados pelo crime de latrocínio e estão detidos em Quixadá. A Polícia Civil pediu a prisão preventiva do trio. Os suspeitos ainda vão passar por audiência de custódia.