Após o vídeo de um agente dando um mata-leão em um homem viralizar durante uma blitz de rotina na Asa Norte, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) apresentou justificativas para a conduta do servidor. De acordo com a autarquia, o motorista autuado teria tentado dar ré enquanto a equipe analisava a placa traseira do carro dele.
A operação do órgão ocorreu na noite de domingo (16/2). O vídeo abaixo mostra pelo menos cinco servidores cercando o veículo, um GM Celta branco, com o motorista ainda no interior do carro. Em determinado momento, um dos agentes de trânsito puxa o rapaz pelo pescoço, o imobiliza no chão e, por fim, o empurra.
Assista:
Em nota, o Detran alegou que o motorista teria desobedecido as ordens dos servidores da pasta, além de dar ré no carro para supostamente tentar acertar a equipe. “Diante da postura do condutor, do risco real de evasão do local e quase atropelamento dos servidores, um dos agentes agiu para retirar a chave do veículo”, diz o órgão.
O Detran afirmou também que o motorista, que não foi identificado, está com carteira de habilitação vencida há 23 anos, desde 2002. “O automóvel possui quase R$ 8 mil em débitos e o último licenciamento ocorreu em 2008. Além disso, a placa de identificação traseira do veículo estava ilegível.”
Por fim, a pasta informou que analisará “todo o contexto da abordagem, considerando os riscos de evasão do condutor e de atropelamento dos agentes de trânsito”.