A recente hospitalização do papa Francisco para tratamento de bronquite e uma infecção respiratória polimicrobiana, em um quadro clínico “complexo”, segundo o Vaticano, trouxe novamente à tona a sua longa trajetória de problemas de saúde.
Aos 88 anos, o pontífice tem enfrentado uma série de complicações médicas, incluindo infecções respiratórias recorrentes, dificuldades de locomoção e intervenções cirúrgicas.
Atual problema de saúde do papa
- O papa Francisco foi hospitalizado na última sexta-feira (14/2) com um quadro de bronquite.
- Nesta segunda-feira (17/2), o Vaticano emitiu um comunicado informando que o pontífice apresenta uma infecção respiratória polimicrobiana.
- De acordo com o novo comunicado, “todos os exames realizados até o momento indicam um quadro clínico complexo que exigirá uma internação hospitalar adequada”.
Desde jovem, o pontífice apresenta desafios relacionados à saúde pulmonar. Aos 21 anos, na Argentina, ele teve parte de um pulmão removido devido a uma pleurisia.
Mais recentemente, desde o início de 2023, ele tem sofrido com gripes recorrentes. Em março daquele ano, foi hospitalizado com dificuldades respiratórias e diagnosticado com bronquite, respondendo bem ao tratamento com antibióticos.
Em novembro de 2023, precisou cancelar uma viagem à COP28, em Dubai, devido a uma gripe e inflamação pulmonar.
Já em fevereiro de 2024, passou por um check-up após apresentar sintomas semelhantes. No final de setembro do mesmo ano, suspendeu compromissos por conta de um quadro gripal leve.
Quedas
Além dos problemas respiratórios, o papa Francisco sofreu quedas recentes. Em dezembro de 2024, ele machucou o queixo após um acidente em sua residência.
No mês seguinte, em janeiro deste ano, sofreu outra queda, dessa vez machucando o braço.
Cirurgias no cólon e abdômen
O pontífice também passou por procedimentos cirúrgicos. Em julho de 2021, ele foi submetido a uma operação para remover 33 cm do cólon devido a uma diverticulite.
Em junho de 2023, precisou passar nove dias no hospital após uma cirurgia para reparar uma hérnia abdominal, causada por oclusões intestinais dolorosas. Em 2023, ele revelou que a diverticulite havia retornado.
Problemas ortopédicos
Francisco lida há anos com dores provocadas pela ciática, um problema crônico que afeta as costas, quadris e pernas.
Em 2020, uma crise o impediu de participar das celebrações de Ano Novo, sendo a primeira vez que sua saúde o fez perder grandes eventos religiosos.
Além disso, ele tem uma condição dolorosa no joelho, que o levou a cancelar viagens em 2022 para o Líbano, República Democrática do Congo e Sudão do Sul.
Ele optou por não fazer cirurgia, temendo efeitos colaterais da anestesia, e buscou alívio com terapia a laser e magnética. Em 2023, conseguiu remarcar a viagem para a África e visitar os dois países.
Por conta da complexidade do quadro clínico de Francisco, a Sala de Imprensada Santa Sé informou que a audiência geral do papa desta semana está cancelada.