Nova pesquisa Ipec (ex-Ibope), divulgada neste sábado (15) revela que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deveria se candidatar à reeleição no ano que vem. Em setembro do ano passado, esse porcentual era um pouco menor: 58%.
O levantamento Ipec é divulgado um dia após a nova pesquisa Datafolha mostrar que a aprovação de Lula caiu de 35% para 24% — o pior índice registrado pelo instituto de pesquisa em todos os mandatos do petista como presidente da República.
Já a pesquisa Quaest, divulgada neste domingo (17), aponta variações na identificação política de acordo com a renda.
Ipec: 35% acreditam que Lula deve buscar reeleição
De acordo com a nova pesquisa Ipec, 35% acreditam que ele deve, sim, buscar a reeleição, ante 39% no mês de setembro.
O levantamento constatou que há rejeição ao projeto de reeleição do petista até mesmo entre os seus apoiadores: cerca de três em cada dez eleitores que votaram em Lula no segundo turno do pleito de 2022 acham que ele não deveria tentar um quarto mandato.
Entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, o índice salta para 95%, quase um consenso. Já entre os que anularam ou votaram em branco, chega a 68%.
O Ipec foi a campo entre 6 e 10 de fevereiro e entrevistou 2 mil pessoas em 131 municípios diferentes. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança utilizado é de 95%.
VEJA MAIS: Como as primeiras decisões de Trump pode afetar os seus investimentos
Motivos
O instituto perguntou aos eleitores contrários à reeleição de Lula os motivos dessa posição. A questão foi espontânea, isto é, sem opções pré-definidas, e permitiu respostas múltiplas.
A principal razão para rejeitar a reeleição de Lula é a insatisfação com seu governo, apontada por 36%.
Outros 20% justificam a posição alegando que o petista é “corrupto, ladrão ou desonesto”.
Já 17% mencionam a idade avançada do presidente.
Outros motivos citados por quem rejeita Lula em 2026 incluem o fato de ele já ter tido sua chance (11%) e o aumento de impostos (5%).
Idade é o motivo principal para quem apoiou Lula em 2022
O Ipec revela que a idade é o principal motivo para eleitores de Lula em 2022 não apoiarem sua reeleição. Entre os que votaram nele, mas não querem que ele tente um novo mandato, 31% citam seus 79 anos.
Nesse grupo, 27% dizem que ele não deveria se reeleger porque não está fazendo um bom trabalho, e 14% porque deveria dar espaço a novas lideranças.
Pesquisa Quaest: pobres se identificam mais com Lula
A identificação política no Brasil varia conforme a renda, aponta a nova pesquisa Quaest, divulgada neste domingo (17).
Enquanto a soma dos que se identificam com Lula ou com a esquerda é maior entre os mais pobres, na classe alta, a direita prevalece, considerando tanto bolsonaristas quanto não bolsonaristas.
Entre os mais pobres, 28% se dizem lulistas ou petistas, número que cai para 16% na classe média e 12% na alta. O grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por outro lado, cresce conforme a renda: somam 9% entre os mais pobres, 12% na classe média e 14% na alta, mostra o levantamento.
A Quaest ouviu 2.000 pessoas no decorrer do ano passado e utilizou o Critério Brasil 2024 para fazer a classificação dos grupos em classes. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
*Com informações do Estadão Conteúdo
The post Após Datafolha mostrar queda na aprovação do governo, novo levantamento do Ipec revela que 62% são contra a reeleição de Lula appeared first on Seu Dinheiro.