O governo do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, está demitindo 3,4 mil funcionários do Serviço Florestal dos EUA. Já em relação ao Serviço de Parques Nacionais são cerca de 1 mil trabalhadores que serão desligados.
De acordo com informações do jornal The Guardian, os cortes fazem parte das medidas do governo para cortar gastos e reduzir burocracias. Foram desligados funcionários em período de experiência.
Ficaram de fora dos cortes profissionais em cargos de bombeiros, policiais e alguns meteorologistas. Ainda assim, as demissões renderam críticas aos governo norte-americano pelos possíveis impactos no combates a incêndios nessas áreas.
A Associação Nacional de Parques de Conservação defendeu que permitir que os parques contratem funcionários sazonais é essencial. “Cortes de pessoal dessa magnitude terão consequências devastadoras para os parques e comunidades”, disse em comunidado a presidente da associação, Theresa Pierno.
O presidente Donald Trump assumiu a presidência do país norte-americano em 20 de janeiro, sucedendo o democrata Joe Biden. Desde então, o republicano proferiu uma série de medidas que miram o combate a agendas progressistas, redução de custos e a proteção da economia dos Estados Unidos.