Quando vale o estado da Califórnia? Para um grupo de dinamarqueses, US$ 1 trilhão seria o suficiente para comprar o Golden State.
Em resposta satírica à proposta de Donald Trump de comprar a Groenlândia – que hoje é controlada pela Dinamarca –, ativistas lançaram uma vaquinha on-line para “dar o troco” no presidente norte-americano.
A cereja do bolo de toda essa história? Foi o DeepSeek que ajudou o grupo a redigir a petição.
- LEIA MAIS: Analista recomenda ação americana do setor de IA que ficou extremamente barata após o “caso DeepSeek” – não é a Nvidia.
A ideia surgiu em uma conversa de bar após uma sessão de mergulho nas Filipinas, conta o ativista Xåvier Dutoit. A sátira busca enfatizar a “obscenidade do neocolonialismo”, segundo ele.
Foi aí que a inteligência artificial chinesa entrou em jogo.
No dia seguinte, Dutoit resolveu envolver a IA e fazer um website para começar a vaquinha, intitulada “Vamos Comprar a Califórnia do Trump – A Próxima Grande Aventura da Dinamarca” (Let’s Buy California from Trump—Denmark’s Next Big Adventure, em inglês).
“[O DeepSeek] é surpreendentemente bom em escrever no estilo de Trump”, conta.
O que começou como uma brincadeira acabou viralizando e a petição já tem 238 milhões de assinaturas — e o número não para de subir.
Com o crowdfunding (financiamento coletivo) de US$ 1 trilhão, os autores da proposta querem levar “o hygge para Hollywood”, “ciclovias para Beverly Hills” e “smørrebrød para toda esquina”.
- Vale a explicação: hygge é uma palavra dinamarquesa que não possui uma tradução literal direta para o português, mas que se refere a um sentimento de conforto, aconchego e bem-estar. Já smørrebrød é um prato típico que lembra uma bruschetta.
Além disso, o grupo quer renomear a Disneylândia para “Hans Christian Andersenlândia”, em homenagem ao autor dinarmaquês responsável por contos clássicos como A Pequena Sereia e O Patinho Feio.
Essas e outras sátiras estão presentes em todo o site, que cita até o personagem Mickey Mouse usando um chapéu Viking.
Por que a Califórnia?
A petição sugere que Donald Trump seria mais amigável à proposta de compra da Califórnia porque ele “não é exatamente o maior fã do estado” e já o considerou como o “mais arruinado”.
“Ele tem tido desavenças com os líderes [californianos] há anos. Temos quase certeza de que ele estaria disposto a se separar dele pelo preço certo. E ei, vamos até incluir um suprimento vitalício de doces dinamarqueses para adoçar o negócio”, diz o site.
Mas talvez não haja limites para a ironia.
Na primeira metade do século 19, antes de tomarem a Califórnia do México na Guerra Mexicano-Americana, os EUA formalizaram pelo menos duas propostas para comprar o território de seu vizinho ao sul.
Relembre a proposta de Trump para comprar a Groenlândia
Trump afirma que teria a intenção de comprar a Groenlândia, considerada a maior ilha do mundo. Caso resista, a pequena Dinamarca, que controla o vasto território, estará sujeita à imposição de tarifas comerciais.
No entanto, se nenhuma pressão econômica for suficiente, ele não descarta recorrer à força para transformá-la em parte dos Estados Unidos.
Com uma extensão territorial maior que a dos Estados do Amazonas e do Mato Grosso juntos, a Groenlândia pertence há séculos à Dinamarca, embora disponha atualmente de um governo autônomo.
Tanto o governo dinamarquês quanto o groenlandês enfatizam que o território não está à venda.
Aprofunde-se nessa história lendo a reportagem completa do Seu Dinheiro aqui.
* Com informações da Newsweek.
The post Humor nórdico: dinamarqueses lançam ‘vaquinha’ para comprar a Califórnia, em resposta satírica à proposta de Trump de anexar a Groenlândia appeared first on Seu Dinheiro.