Os sinais da passagem do tempo são inegociáveis. Entre os principais indicativos do envelhecimento natural estão o surgimento de fios brancos e das temidas rugas, além da queda gradual da produção de colágeno pelo organismo. O último marcador citado pode, inclusive, impactar os outros já que o colágeno é uma proteína responsável por dar firmeza à pele, por cuidar da saúde das articulações e por oferecer resistência aos tecidos conjuntivos.
Para minimizar os impactos da perda natural da proteína e preservar a qualidade da pele, a coluna conversou com o dermatologista Wesley Ferreira. Segundo ele, não tem para onde correr, a queda da produção do composto começa ainda na juventude, a partir dos 30 anos de idade.
Entenda:
- Embora a perda de colágeno seja inevitável, o especialista adverte sobre hábitos que aceleram esse processo e são “vilões” da juventude, como a exposição solar sem proteção, o estresse emocional e hábitos de vida prejudiciais, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.
- Quando se trata de repor a proteína, Wesley revela que o formato da suplementação também pode influenciar na melhor absorção. Segundo ele, o consumo na forma de sachês ou pó pode ser mais indicado para atingir as doses recomendadas da proteína para o corpo.
- Embora uma alimentação equilibrada seja essencial para a saúde da pele e das articulações, ele ressalta a necessidade do uso de colágeno bioativo para repor as perdas naturais do organismo, além de tratamentos dermatológicos para garantir um estímulo realmente profundo do composto.
Saiba como preservar o colágeno e retardar o envelhecimento
Embora as pesquisas científicas indiquem que o marco ideal para começar a suplementar o colágeno seja a partir dos 30 anos, Wesley acredita que, em grande parte dos casos, a produção começa a diminuir anos antes, principalmente, se os indivíduos levam um estilo de vida nada saudável.
“Além de fatores externos, uma dieta rica em açúcar favorece um processo chamado de glicação na pele, ou seja, quando há excesso de glicose no organismo, o que favorece o envelhecimento da pele, contribuindo para o surgimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e até mesmo manchas”, explica o dermatologista Wesley Ferreira.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.