A liga das escolas de samba da Série Ouro do Carnanal do Rio de Janeiro (Liga RJ) emitiu um nota, na manhã desta quarta-feira (12/2), sobre o incêndio que atingiu uma fábrica de fantasias na zona norte da capital carioca. “O impacto deste incidente atinge diretamente o planejamento do Carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização”, afirma a entidade.
O incêndio ocorreu no prédio da Maximus Confecções, em Ramos. Segundo a Liga RJ, “um espaço essencial para o Carnaval carioca”, pois a fábrica é uma das mais requisitas pelas escolas de samba. Até o momento, informações preliminares indicam que, pelo menos, 21 pessoas se feriram, sendo que nove estão em estado grave.
A Liga RJ convocará “com urgência” os presidentes de todas as escolas de samba para uma assembleia geral extraordinária. A intenção é “avaliar a situação e definir os próximos passos, garantindo que nenhuma escola de samba filiada seja prejudicada”.
A entidade informa que vai buscar soluções para possibilitar a continuidade dos trabalhaos e realização do Carnaval.
“Nossa primeira e maior preocupação é com a segurança e o bem-estar de todas as pessoas que estavam no local, esperando que todos estejam fora de perigo e recebendo o devido amparo”, destaca a Liga.
Contenção das chamas
Os bombeiros seguem no local trabalhando para conter as chamas e resgatar possíveis vítimas do incidente. Cerca de 90 bombeiros e 30 viaturas foram mobilizados para atuar na ocorrência. As pessoas feridas resgatadas, até então, foram encaminhadas para hospitais da região.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram pessoas presas nas grades da fábrica, pedindo socorro e tentando escapar das chamas e da fumaça.
Veja: