Durante o dia, é muito comum que o corpo sofra pequenas alterações de peso, causadas pela ingestão de determinados alimentos, pela retenção hídrica ou mesmo devido às alterações hormonais. Apesar de não substituir a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, o consumo de chás pode auxiliar no processo de emagrecimento.
Isso porque um dos motivos principais do inchaço é a retenção hídrica. Segundo a nutricionista do Metrópoles, Juliana Andrade, a sensação de peso nas pernas, abdômen mais saliente e anéis apertados nos dedos são queixas comuns de quem sofre com o problema.
Outras possíveis razões podem estar ligadas ao consumo excessivo de sal, ao sedentarismo ou até mesmo à problemas renais. Por isso, caso o inchaço esteja acompanhado de outros sintomas, o ideal é procurar uma avaliação médica.
Os chás, alinhados a um estilo de vida saudável, pode diminuir a retenção de líquidos. Especialmente aqueles com ação diurética e anti-inflamatória. Confira abaixo quais são eles:
1. Chá de hibisco
De acordo com Andrade, o chá de hibisco é rico em antioxidantes e tem ação diurética, podendo ajudar no controle da pressão arterial e do colesterol. “O hibisco tem ação diurética, combate a retenção e ajuda a reduzir a inflamação”, descreve.
Modo de preparo: ferva 250 ml de água. Depois, adicione uma colher de sopa de flores secas de hibisco. Tampe e deixe em repouso durante 10 minutos. Coe e beba.
2. Chá de cavalinha
A cavalinha tem um efeito diurético potente. O consumo deste chá pode ajudar a eliminar toxinas e desinchar, além de melhorar o aspecto de unhas e cabelo, devido à presença de silício, um mineral importante para a saúde da pele e dos cabelos.
Modo de preparo: ferva 250 ml de água por até 10 minutos e, posteriormente, adicione uma colher de sopa de erva seca (ou uma unidade de sachê). Abafe as folhas com a água durante um tempo e espere esfriar. Depois, coe o líquido. Consuma quente ou gelado.
3. Chá de dente-de-leão
Além de ter uma ação depurativa, este chá ainda ajuda no funcionamento do fígado. “Também estimula os rins, favorecendo a eliminação do excesso de líquidos sem comprometer os níveis de potássio”, adiciona Andrade.
Modo de preparo: adicione uma colher de sopa das folhas em uma xícara de água fervente, deixe descansar por 10 minutos e coe.
4. Chá de gengibre
A bebida desta raiz tem efeitos termogênicos e anti-inflamatórios. Andrade descreve que o gengibre melhora a digestão, reduz gases intestinais e pode contribuir para o alívio do inchaço abdominal.
Modo de preparo: corte uma ou duas rodelas de gengibre fresco e adicione uma xícara de água. Ferva por até 10 minutos. Coe antes de ingerir.
Apesar dos benefícios, a especialista faz um alerta: o consumo dos chás devem ser administrados com cautela e moderação. “Especialmente por gestantes, lactantes ou pessoas com doenças crônicas”, afirma.